Heráclito

Heráclito de Éfeso (datas aproximadas: 540 a.C. - 470 a.C. em Éfeso, na Jônia) foi um filósofo pré-socrático, recebeu o cognome de "pai da dialética". Problematiza a questão do devir (mudança). Recebeu a alcunha de "Obscuro", pois desprezava a plebe, recusou-se a participar da política (que era essencial aos gregos), e tinha também desprezo pelos poetas, filósofos e pela religião. Sua alcunha derivou-se principalmente devido ao livro (Sobre a Natureza) que escreveu com um estilo obscuro, próximo a sentenças oraculares.

DADOS BIOGRÁFICOS:

Sobre a vida de Heráclito, Diógenes Laércio nos relata: “Heráclito, filho de Blóson, ou, segundo outra tradição, de Heronte, era natural de Éfeso. Tinha uns quarenta anos por ocasião da 69ª Olimpíada (504-501 aC). Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros.
Em outra passagem, o mesmo Diógenes nos conta: Retirado no templo de Ártemis, divertia-se em jogar com as crianças e, acercando-se dele os efésios perguntou-lhes:De que vos admirais, perversos? Que é melhor: fazer isso ou administrar a república convosco?
E, por fim, tornado misantropo e retirando-se, vivia nas montanhas, alimentando-se de ervas e plantas.”
Usando sempre de hipocrisia, Heráclito ridicularizava o conhecimento dos médicos e dos físicos de sua época. Sobre as circunstâncias de como ocorreu a sua morte, Diógenes Laércio assim nos conta: Hermipo, porém, conta que ele (Heráclito) perguntava aos médicos se alguém podia, esvaziando lhe o ventre, expelir a água”. Como negassem, deitou-se ao sol e pediu aos criados que o cobrissem com esterco. Assim deitado, faleceu no dia seguinte e foi sepultado na praça pública. Neantes de Cizico afirma que, tendo sido impossível retirá-lo de sob o esterco, lá permaneceu, e, irreconhecível pela putrefação, foi devorado pelos cães.

FRASES DE HERÁCLITO:

“Ninguém se banha duas vezes na àgua do mesmo rio.”
“Dura é a luta contra o desejo, que compra o que quer à custa da alma.”
“Muito estudo não ensina compreensão.”
“A inteligência não ensina a aprender muitas coisas.”
“Tudo muda nada é.”
“Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome.”
“O sol é novo cada dia.”
“Os asnos preferem a palha ao ouro.”
“Se não esperas o inesperado não o reconhecerás quando chegar.”
“Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.”